Biografia

Um parnaibano de Magalhães de Almeida, Parnaíba e Teresina!

Músico de Parnaíba (PI), Teófilo fundou em 1990 a banda “Rabiscos Urbanos”. Suas composições logo o levariam a participar de vários festivais locais. Em 1994, resolveu seguir carreira-solo, participando em 1996 da etapa piauiense do Canta Nordeste. No ano de 1998 mudou-se para Teresina, onde, em 2001, gravou seu primeiro CD, Teófilo com Fusão.
Em 2002, abriu o show de Alceu Valença pelo Circuito Cultural Banco do Brasil, no qual venceu a etapa local deste mesmo concurso em 2003. Fez shows em várias capitais do Nordeste e em Brasília. Ainda em 2003, participou do festival Artes de Março. Em agosto do mesmo ano, lançou Teófilo Com Fusão, na Feira da Música em Fortaleza (CE).
Em 2004, fez nova prensagem do CD para atender a demanda. Naquele mesmo ano participou do projeto MPB Petrobrás, no Dragão do Mar, em Fortaleza, abrindo o show de Arnaldo Antunes.
Em 2005, gravou seu segundo álbum, Matulão, lançado em Teresina no Teatro Quatro de Setembro, e em São Paulo na Fnac Paulista.
Em 2005, 2006 e 2011, participou da feira Piauí Sampa, promovida pelo Sebrae, em São Paulo, apresentando-se também no BlenBlen. Em 2005, integrou juntamente com o cantor Roraima e a banda Narguilé Hidromecânico o projeto “Sol Música”, realizando shows em Teresina, São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói.
Teófilo participou de todas as edições do Piauí Pop em Teresina e em Fortaleza- CE tocou nos anos de 2005 e 2006 no Ceará Music. 
Em 2010 fez show durante a ll Conferência de Cultura em Brasília, no palco principal da Funarte e no aniversário de Brasília no evento “Outros Cinquenta”.
Em 2017 participou de dois grandes eventos em Teresina, - o 1º B.B. Rock e o 2º Saliceu.
De lá pra cá tem se dedicado a fazer shows e a novas composições, muitas incluídas no terceiro disco "Teófilo", lançado em 2018.

Culturalizando em outras áreas

Piauizando
O programa teve início em 2009, na TV Antares, sendo apresentado semanalmente. Desde então, mudou de emissora (Cidade Verde, Band Piauí), de horário, mas a proposta continuou a mesma: Teófilo Lima percorre diferentes lugares do estado do Piauí, dando destaque a artistas pouco ou muito conhecidos. São músicos, escritores, artesãos, atletas e pessoas que, por meio de hábitos e habilidades, exaltam a cultura do povo piauiense. O programa voltou para a TV Antares em 2021 e agora segue também no Youtube e nas redes sociais.

Hiperinterativo
O programa teve início em 2012, na TV Delta de Parnaíba, sendo apresentado diariamente no final da tarde. Era apresentado em formato de entrevistas e exibição de matérias sobre assuntos diversos do cotidiano da cidade. 

Coletivo Porto Salgado
Em 2012 Teófilo entrou em contato com frentes de trabalho do Circuito Fora do Eixo - rede de coletivos criada em 2005 com atuação no Brasil e América Latina, que se tornou um movimento social de dimensões amplas, com várias frentes, desde questões ambientais até a articulação em torno da elaboração de políticas públicas voltadas para a cultura. Ao retornar a Parnaíba, apresentou o movimento a diversos artistas e pessoas ligadas à cultura e, juntos, inseriram o Piauí no Circuito, com a criação do Coletivo Porto Salgado. A iniciativa deu um gás na cultura parnaibana, por meio da produção de eventos, criação de oportunidades de participação em festivais, networking e atividades de formação a muitos artistas locais. Dentre as atividades realizadas:

  • Semana do Audiovisual de Parnaíba
  • Quanto Vale o Show
  • Noites Fora do Eixo
  • Sonho de Natal
  • Verão Criativo
  • Grito Rock


Superintendência de Cultura
Nomeado em 1 de janeiro de 2017, atuou à frente da pasta até 11 de maio de 2018, quando decidiu se afastar para focar unicamente em sua carreira musical.